ipa engenharia engenharia lateral 1 - Engenharia
ipa engenharia engenharia lateral - Engenharia

Engenharia

A IPA participa de todo o ciclo de desenvolvimento do produto, realizando testes que acompanham toda a produção, a fim de garantir total segurança, qualidade e aperfeiçoamentos técnicos necessários a cada demanda e especificação. Assim, o cumprimento dos requisitos solicitados pelos fabricantes, clientes e pelas normas legais em vigor são plenamente atendidos.

O envolvimento da empresa se inicia antes mesmo da fabricação do produto, com o suporte na sua concepção, design, validação virtual e física, construção de ferramentas, moldes, dispositivos de corte e todos os detalhes indispensáveis da cadeia, para checar a viabilidade do projeto, em um processo que pode durar de seis meses a dois anos – a validação de tanques de combustível, por exemplo, pode chegar a esse período.

projeto-design

Concepção e Design

A fase de concepção e design envolve não só a análise isolada do produto em desenvolvimento, mas também suas interfaces no veículo, estudos esses efetuados por meio das principais ferramentas dentro do conceito de DFSS (Design for Six Sigma), onde aplica-se sistematicamente análises de DFM (Design for Manufacturability), HOQ (House of Quality) e curvas de correlação, além das ferramentas de análise de risco.

Com ajuda de softwares de simulação 3D, como o FEA (Finite Element Analysis) e CFD (Computer Fluid Dynamics), o design dos produtos é legitimado virtualmente, e possibilitam o desenvolvimento em conjunto com o cliente.

projeto-design
producao

Engenharia de Produção

A Engenharia de Produção tem início já no processo de cotação pré-desenvolvimento, o que envolve uma série de etapas em que são avaliadas todas as formas possíveis de adaptação e viabilidade do produto requisitado. Esse trabalho é realizado pelo Departamento Corporativo da IPA, na unidade de Caçapava (SP).

Sua empresa necessita de serviço de Engenharia?